sexta-feira, 16 de abril de 2010

Resumo do texto apresentado em sala

Por Joseide Maria Santana

O texto apresentado diz respeito a pesquisa qualitativa realizada de novembro de 2004 a abril de 2005, enfocando a informatizaçao da enfermagem, abordando as problemáticas e resistência por parte de muitos profissionais dentro do contexto .

No texto a referência é sobre a ausência das enfermeiras no processo de implantaçao da informática sendo que trata-se de um novo processo de sistematizaçao de trabalho e os autores da ação não dão opinião nem discutem sobre o mesmo, aponta também para a problematica da resistência e luta por um trabalho ultrapassado onde os profissionais muitas vezes não compartilham as atividades. Ainda se busca aquele modelo em que o supervisor ou coordenador (a) manda e os técnicos obedecem, os profissionais não refletem sobre o trabalho que realizam e sim reproduzem a prática do cotidiano, são mecanizados.

Segundo Waldon e necessário se resgatar o cuidado humano envolvendo ética princípios e valores e que este precisa ser vivido sentido e exercitado. A partir dos anos 90 o ensino de informática e inserido nas escolas de enfermagem buscando formar profissionais capaz de desenvolver essa nova pratica de trabalho com objetivo de obter mais aperfeiçoamento do profissional e consequentemente da equipe de saúde onde irão produzir mais e de melhor qualidade.

O científico e tecnológicos se entrelaçam mostrando a necessidade de compreender o quanto a informatização da enfermagem ira beneficiar também o trabalhador da área pois o trabalho compartilhado entre as equipes se tornara saudável e prazeroso se trabalharia mais e melhor qualidade.

Toda essa problemática vem sendo discutida visando o melhor para as unidades de saúde hospitais atendimento aos clientes e satisfação dos profissionais de saúde. A informatizaçao da enfermagem não ira causar substituição nem destruição e sim produção, qualificação,valorização e socialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário